Completando 30 anos em 2021, o Festival Mujeres en Escena por La Paz, da Corporación Colombiana de Teatro, terá projeto de encenações em vídeo da Cia Yinspiração, de Brasília.
Juliana Zancanaro é daquelas artistas obstinadas que mergulham numa pesquisa teatral, se aprofundam nela e vão depurando, depurando… Vê-la em cena é uma delícia. Ela criou, há alguns anos, junto à diretora Luciana Martuchelli, o espetáculo “Elizabeth Tudo Pode”, em que encarna Alexandria, uma bibliotecária, que conta a história da rainha inglesa – e neste espaço mágico, livros falam e personagens de livros ganham vida. É sensacional, existe há 10 anos, e compõe o projeto “Alexandria Conta e Cria”. Daí veio a quarentena e é de se esperar que Juliana não ficasse parada, né? Criou a “Quarentena de Histórias” – uma série de vídeos em que fala sobre mulheres latinas cujas histórias são, ainda, pouco contadas. É este projeto que, agora, vai estar em cartaz no festival colombiano.
Desde o início do período de isolamento, a ‘Biblioteca de Alexandria’ se reinventou e continuou funcionando a todo vapor, transformando História em historinha, com personagens que existiram de verdade verdadeira.
Alexandria, bibliotecária, sobre a Quarentena de Histórias
A Cia Yinspiração já participa há oito anos deste festival. Já estiveram em cartaz, por lá, as montagens de Elizabeth Tudo Pode, O Equilibrista, Amor y Sombra, Farenheit, Sonhos de Shakesperare, além de workshops com a diretora Luciana Martuchelli, ministrados e apresentados em espanhol. Agora o projeto Quarentena de Histórias, que já tem um acervo com mais de 70 vídeos com contações sobre mulheres da História, ganha legenda e vídeos em espanhol. E, assim que entrar em cartaz por lá, passa a ser disponibilizado por aqui também no idioma hermano, nos canais do projeto “Alexandria Conta e Cria”.
O festival será híbrido, com apresentações nos teatros de Bogotá e nas plataformas digitais para qualquer parte do mundo entre os dias 06 e 15 de agosto.
Clique aqui para ir para o site do evento
Elizabeth Tudo Pode
Quer uma amostrinha do quão delícia é o trabalho da Juliana? Só pra ficar na vontade, ó:
Latinas em cartaz
As mulheres que terão suas histórias contadas na série produzida especialmente para o festival são: Chiquinha Gonzaga, Dulcina, Tasila, Maria Firmina dos Reis, a colombiana Débora Arango, a mexicana Aurora Reys, a argentina Emilia Saleny, a chilena Gabriela Mistral e a peruana Victoria Santa Cruz.
A Quarentena já falou também sobre Maria Quitéria, Anita Garibaldi, Ana Neri, Nísia Floresta, Bertha Lutz, Carmen Miranda…
Como na peça “Elizabeth Tudo Pode”, a ideia da bibliotecária Alexandria é mostrar como a História é feita de pessoas reais e como podemos ocupar lugares e seguir profissões e ideias que acreditamos. Quando realizamos nossas missões, nossos sonhos, deixamos nossa marca no mundo e ajudamos a melhorarmos! O céu é o limite, como mostram as primeiras pilotas Thereza di Marzo e Anésia Machado!
Juliana Zancanaro, atriz e realizadora
Como acompanhar
Para acompanhar as contações da Quarentena de Histórias:
- IGTV do perfil @alexandria_contaecria no Instagram
- Youtube: canal Alexandria Conta e Cria
- Facebook: Página Alexandria Conta e Cria
foto: Edu Barroso / Divulgação
Me siga nas redes sociais!
- Instagram: @morillo.carvalho
- Twitter: @morillocarvalho
- Face: @morillojornalista