Vagalumes na sala de projeção

imagem: internet

Antônio Trindade

A Segunda Gerra Mundial é um tema recorrente no cinema. Poucos filmes, no entanto, oferecem uma visão diferente do conflito. Nesse aspecto, o anime Hotaru no Haka (Túmulo dos vagalumes), de Isao Takahata, brilha diante da maioria das películas hollywoodianas.

Obra do Estúdio Ghibli, que também assina ótimas produções como A Viagem de Chihiro e o Castelo Animado, o Túmulo dos Vagalumes mostra a história dos irmãos Seita e Setsuko no final da Segunda Guerra. Seita e sua irmã mais nova vivem com a mãe e esperam pelo retorno do pai, convocado para lutar contra os americanos.

O Túmulo dos vagalumes é essencialmente uma história de amadurecimento. No pós-guerra, os japoneses ficaram entregues à própria sorte. A fome era uma inimigo que ainda perturbava a população. O egoísmo e a indiferença eram dois sentimentos recorrentes. E Seita e Setsuko precisam enfrentar tudo isso e continuar vivendo, mesmo que o futuro não pareça muito melhor.

Bom, não vou contar aqui nada da história desse excelente filme, é melhor deixar para o telespectador se surpreender com essa história cheia de sentimentos e valores humanos. Vou dedicar esse texto ao melhor do Túmulo dos Vagalumes: a relação dos dois irmãos.

Mesmo sendo uma história triste, Seita e Setsuko esbanjam carisma. A caracterização é impressionante. Seita, o irmão mais velho, se sente responsável por Setsuko e tenta esconder os horrores da guerra e vê-la feliz.

Os dois foram obrigados a amadurecer antes do tempo, mas não esquecem que são crianças e fazem de tudo para encontrar alegria nas menores coisas, como um banho de mar ou observando vagalumes à noite. Apesar de serem desenhos, eles conseguem ser mais críveis que muitos filmes com atores de carne e osso.

A animação é outro ponto alto. Mesmo sendo um filme de 1988, o visual beira à perfeição, tamanho é o detalhismo dos cenários e das personagens. Não há uma única cena de computação gráfica. Tudo é desenhado à mão, o que torna o filme ainda mais impressionante.

Hotaru no Haka é um filme maravilhoso, que estranhamente continua inédito no Brasil. Culpa, talvez, do preconceito de que anime é coisa para crianças. Quem deixar isso de lado, com certeza, irá se deliciar com uma das melhores produções da terra do sol nascente.

Deixe uma resposta