“Meu coração, não sei porque… Bate feliz quando te vê” é clássico, né? E que tal ouvi-lo em vozes lindonas, com arranjo vocal bem elaborado? Pois o coração passa a bater feliz e num quentinho…
Hoje faz 49 anos que Pixinguinha nos deixou. Seu percurso poético de uma vida dedicada ao choro e à canção brasileira de forma definitiva se completava dentro de uma igreja em Ipanema, num sábado de Carnaval. Para brindar a saudade e a ausência, o septeto vocal Ordinarius lançou hoje uma versão de acalentar a alma da mais icônica das canções de Pixinguinha e Braguinha: Carinhoso. E com participação pra lá de especial: a majestosa Nilze Carvalho, que dispensa adjetivações.
E antes de seguir a leitura, dá o play nessa crocância:
Fiquei feliz e lisonjeada pelo convite para participar do clipe dessa galera maravilhosa que é o Ordinarius. Pura música, swing e criatividade. E ainda mais cantando esse clássico que eu amo tanto que é o Carinhoso, do São Pixinguinha”
Nilze Carvalho
O Ordinarius existe há 13 anos e se dedica a reler clássicos da música brasileira, sejam choros, sambas ou outras MPBs. Mas, agora, se debruça sobre a obra de Pixinguinha, e Carinhoso é apenas o primeiro lançamento que resultará em um disco.
O Ordinarius já tem bastante familiaridade com o universo do choro, do qual Pixinguinha é o maior representante. No nosso álbum Rio de Choro, lançado em 2015, gravamos a clássica “Rosa”, parceria dele com Otavio de Souza. Para nós é uma alegria e uma honra poder homenagear esse compositor essencial para a Música Popular Brasileira no choro e em outros estilos musicais também”
Maíra Martins, cantora e produtora executiva do grupo
O último homenageado, que nos deixou na pandemia, Aldir Blanc, foi revisitado pelo Ordinarius ao longo de 2021, e no próximo mês deve sair o disco completo, “Blanc”. O septeto é formado por Augusto Ordine, Maíra Martins, Antonia Medeiros, Beatriz Coimbra, Fabiano Salek, Matias Corrêa e Mateus Xavier.
Ouça na playlist!
Praticamente todo dia esta página apresenta um artista novo, uma canção nova de um artista já com alguma estrada e tá o tempo inteiro no garimpo de preciosidades que não estão no mainstream, pelo menos por enquanto. Agora, você pode seguir a lista com essas canções no Spotify!
imagem: Fabiano Battaglin / Divulgação
Me siga nas redes sociais!
- Instagram: @morillo.carvalho
- Twitter: @morillocarvalho
- Face: @morillojornalista