Uma leitura leve para o seu sábado

De Xuxa às Spice Girls, passando por Fredera e Lulu Santos, muita música se fez sobre o dia útil dos artistas e de folga dos demais.

Nos anos 90, quando a gente acordava aos sábados e ligava a TV, lá estava a Xuxa dizendo que “se seu time perdeu, se a grana encurtou, se aquela roupa encolheu e o trânsito engarrafou”, mais um milhão de problemas, “não esquente a cabeça, esqueça, ligue a TV, sabe porque? Por que hoje é sabado!”

Sábado nunca foi o dia sagrado de muita coisa, a não ser para os adventistas e judeus, que guardam o sábado por ter sido o dia em que Deus descansou, na criação do Universo. Não tem nada que seja a cara do sábado, como o frango assado com macarrão que é tão dominical. Tem sim, a feijoada. É que aos poucos a feijuca foi sendo sequestrada pela sexta, pra que o prazer de comer uma fosse dobrado, mas vamos então considerar que sim, feijoada e sábado são combinação tão perfeita quanto cerveja e cigarro.

Churrasco também é a cara do sábado, né? Mas não é próprio do sábado, porque domingo também pode ter sem problema algum.

Eu sei que depois da feijoada completa, bate aquele bode e começam os planos para logo mais. Lá nos anos 70, um cara do grupo Som Imaginário, lá de Alfenas (MG), compôs uma pérola sobre esse momento. O grupo era composto por esse cara, o Frederyko; e por nomes como Zé Rodrix, Tavito e Wagner Tiso. Frederyko passou a assinar Fredera, depois de um tempo, e de seu casamento com Isaurinha Tiso (irmã do Wagner) nasceram Tutuca, Ixa e João Marcos. Ixa é minha amiga de infância, e foi quem me apresentou esse trem lindo chamado “Sábado”. E eu desejo que você viaje na melodia e fique um pouco setentista após este som.

E depois veja esse arranjo lindo da Ixa em seu grupo Quarteta (que inclusive podia voltar, pois acabou), que é a primeira a solar:

Bom, passa a tarde e se tem uma coisa que transformou o ficar em casa na noite desse dia em algo repelível, essa coisa se chamou, por anos, Zorra Total. E o que esperar de um sábado à noite? Bem no fundo todo mundo quer… zoar, já diziam Cidade Negra e Lulu Santos.

E pra dar um up pra miga borocoxô que se deixou levar por conversinha de macho escroto, as Spice Girls lembram que: você é maravilhosa, isso não é mentira e é sábado à noite. Get down!

Bom sábado!


Me siga nas redes sociais!

Um comentário sobre “Uma leitura leve para o seu sábado

Deixe uma resposta