Ouça Karen Nascimento e como a canção mineira se renova a cada instante

Cantora de Montes Claros é mestre em Música e multiinstrumentista. Agora se lança no canto em projeto solo e com parceiros incríveis

Esse jeito mineiro de fazer música é meio que inexplicável. Não sei se é a batida no violão, o quê de sertanejo, o explorar sempre grave dos timbres masculinos, sei que você ouve e pensa: é de Minas, né? E não tem a ver com sotaque. Costumo dizer que há um continente em Minas Gerais, não apenas um país. No sul do estado, onde vivi minha infância e adolescência, fala-se aquele R enrolado que parece começar no ABC paulista e se expandir pelo Paraná, Goiás, Matos Grossos. No centro (Belo Horizonte) e na Zona da Mata (região colada ao estado do Rio), o R é arrastado como o do carioca. No norte, o canto do baiano toma conta do jeito de se falar. Igualmente são os costumes, a comida, tudo muda de uma região para outra em um mesmo estado.

Daí quando ouvi a Karen Nascimento nessa canção com Felipe Bedetti, bateu aquela nostalgia cirandeira. É um som que mexe com memórias de quem esteve em parte da vida naquele estado. Que tá longe de ser a nostalgia triste, por isso cirandeira: a vontade é de sair dançando, empinando uma pipa, sentindo o tempo passar com calma que é como ocorrem as coisas por lá.

Só que eu tenho a impressão de que mesmo que você nunca tenha pisado em Minas, é capaz de sentir o mesmo ao ouvir. Eu adoraria saber, inclusive… Ouve só. O clipe foi gravado entre fevereiro e maio de 2021 em São Paulo e em Minas e o instrumentista é o Zé Rodovalho, responsável pelos sons de congada típicos do norte de Minas.

Foi uma grande alegria o Zé Rodovalho ter topado a parceria para inserir a melodia na letra. Já acompanhava o trabalho dele como compositor, e gostava muito! O Felipe Bedetti é um grande amigo que conheci nas aulas de canto em BH e me encantei pela musicalidade, timbre vocal e simpatia. Desde lá estamos sempre acompanhando o trabalho um do outro, e ele aceitou o convite para cantar ‘Infância de Minas’, fiquei feliz demais! Devido à pandemia gravamos à distância, tanto a música quanto o vídeo”

Karen Nascimento, cantora

Este foi o segundo lançamento de Karen. O primeiro, há poucas semanas, foi “Santos Orixás”. Tudo está nas plataformas de streaming, mas… Também consta nessa lindeza de playlist que este site preparou com esmero. Como disse um dos artistas da lista, o ‘el escama’, é uma playlist de alma garimpeira. Ouça e, melhor ainda, siga!

foto: Izabel Novais / Divulgação


Me siga nas redes sociais!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s