Bora salvar um espaço cultural? Tao Filmes precisa de você

Local movimenta a cultura no DF há 17 anos e pode ser mais uma vítima da pandemia. Você pode ajudar a reverter essa história…

Havia uma Luciana no meu retorno ao teatro, em 2016. Era fevereiro daquele ano quando minha irmã, Karina Cardoso, me contou que faria o curso intensivo de interpretação para câmera da Luciana Martuchelli, eu disse “quero!”, e fiz. E fiz outros dois, na sequência. E comecei o Physis, que é o curso de teatro físico dela. Ao mesmo tempo, comecei a estudar com o Alexandre Ribondi e, no final daquele ano, eu e ele estaríamos abrindo nosso espaço teatral, a Casa dos Quatro. E a Lu sempre esteve ao lado, e pouco depois, com o fim da Escola Teatral Confins Artísticos, ela abriria a sede da Tao Filmes. São três quadras de diferença apenas, na mesma Rua das Oficinas, e com o Teatro Oficina do Perdiz no meio do caminho.

:: A Rua das Oficinas, a região da W3 Norte, é pra mim uma espécie de Broadway, sobre a qual falei mais neste texto ::

No teatro, especialmente no brasiliense, não é possível que se adote a lógica mercadológica da concorrência, graças a Deus. Embora cada qual forme sua trupe, desenvolva seu trabalho, não cabe pensar nisso.

A Casa dos Quatro é na 708 Norte, ao lado do Mapa’ti, na 707. E a Tao (na 711) fica entre o Perdiz (710) e a Trupe Trabalhe Essa Ideia (712). Há um sentimento de coletividade que une os espaços e seus gestores, que batalham arduamente para manter cada um. Só que o teatro é artesanal, é presencial, e as estruturas das empresas são diminutas. Não há envergadura para que peguem crédito, pois os recursos que entram nessas pequenas empresas são voláteis, dependem de inúmeras conjunturas. Exemplo: se o país está em recessão, o investimento em curso de teatro entra na caixinha do supérfluo para as famílias. Se temos uma pandemia, não pode haver espetáculo presencial, e a bilheteria seca. Estamos falando de espaços cuja lotação varia entre 20 e 60 pessoas, então mesmo que o governo autorize sua reabertura, as restrições impostas pela pandemia em relação à lotação fazem com que seja impossível realizar um espetáculo.

Desde março de 2020, espaços como o da Tao Filmes – que agregam um teatro, um estúdio de música, um estúdio de gravação, um café, uma sala de aula – estão correndo risco. A No Ato Produções, que foi pioneira na região e era dirigida pela incrível Lucélia Freire, teve de fechar. O Espaço Cena, na 206 Norte, idem. O Teatro Goldoni, que funcionou por muitos anos na Casa D’Itália (208 Sul), teve o encerramento anunciado com a venda do imóvel pela Terracap. Ou seja, nosso teatro está sob sério risco – lembrando que o Teatro Nacional segue fechado e o espaço da Funarte está sendo devolvido para o GDF porque se tem uma coisa que o governo federal está cagando é para a cultura.

Conheça a Tao – Galeria de Imagens

Ano passado, a Casa dos Quatro fez uma vaquinha, bem sucedida, que permitiu dar fôlego às atividades. Agora, é o espaço da Tao Filmes que está precisando de você.

Os gastos mensais do espaço giram em torno dos R$5 mil – e eu, como ex-sócio de espaço similar, posso assegurar que esse valor é o básico pra pagar água, luz, internet, aluguel… Afinal, pra tentar continuar com alguma entrada, o que os espaços tem feito é apostado em atividades virtuais, mas pergunte a qualquer pessoa se isso é suficiente…

:: Tá aqui o link da Benfeitoria pra que você dê sua contribuição ::

QUALQUER contribuição é valiosa. Qualquer uma. A Luciana Martuchelli, bom, já falei sobre ela bem aqui, o que não falei é que, como educadora teatral, ela está na lida há quase 30 anos. São gerações e mais gerações de artistas brasilienses que passaram por ela. E ainda passam. E ainda podem passar muitos mais, mas só vai rolar se atravessarmos juntos este momento. Não é pedir muito, né?

imagens: acervo da TAO Filmes / Divulgação


Me siga nas redes sociais!

2 comentários sobre “Bora salvar um espaço cultural? Tao Filmes precisa de você

Deixe uma resposta