Mais que migles, friends. Conheça um bocado da história de amigos que jamais se desgrudam, ou que até já romperam, mas cujo legado deixado é imortalizado em canções
Amizades que duram 30, 40, 60 anos, e que se renovam todos os dias. Neste Dia do Amigo, 20 de julho, uma lista de grandes amizades na música brasileira e mundial.
1 – Elton John e Bernie Taupin
A história dessa amizade foi contada no filme Rocket Man e é das coisas mais lindas. Mesmo lidando com a personalidade do cão que Elton John tem, Bernie nunca brigou com ele – e vice-versa. São mais de 50 anos de amizade, muitas letras junto e essa canção linda que Elton fez para o amigo:
2 – Paul Mc Cartney e John Lennon
Era 6 de julho de 1957 quando o jovem Paul assistiu a banda Quarrymen, da qual Lennon fazia parte, no jardim da igreja de St Peter. Altos e baixos viveram, mas são tão inseparáveis quanto o crédito Lennon-McCartney, presente até em Yesterday.
3 – Tom Jobim e Vinicius de Moraes
O maestro e o poetinha são nomes gigantes da música brasileira. Dupla inseparável no ofício e na vida, assinam inúmeras canções. Dentre elas, “Água de Beber”, que criaram quando, em visita à Brasília que se construía a convite de Juscelino Kubitsheck, perguntaram ao segurança do Palácio do Catetinho: “que água é essa aí?” (referindo-se ao barulho de uma mina próxima). “Você não sabe não? Isso aí é água de beber, camará”, respondeu. Um clássico!
4 – Caetano Veloso e Gilbero Gil
São quase 60 anos de amizade. Pra ser preciso, são amigos desde 1963, quando Caetano entrou na UFBA e foi apresentado a Gil pelo produtor Roberto Santana. São só carinho, amor e admiração sempre, um pelo outro. Como canta o Emicida em “Quem Tem um Amigo tem Tudo” (com o amigo Zeca Pagodinho), “ser mano igual Gil e Caetano, nesse mundo louco, é pra poucos”.
5 – Rita Lee e Elis Regina
Elas eram zero amigas, até porque a Elis fazia a linha dura anti-guitarras e uma cara de entojo que a Rita meio que ficava com medo de tomar uma porrada na cara. Até que, belo dum dia, regime militar, e me resolvem prender a Rita por causa de um baseado. Êh, mas Elis mostrou porque é que era chamada de Pimentinha… Foi parar na porta da delegacia, arrumou um escândalo e encheu o saco até a hora em que soltaram Rita Lee. Em retribuição, a rainha do rock a presenteou com essa delícia de canção, que começa aos 04’11”, mas vale a pena ver esse vídeo todo porque outra amizade crocante de Elis era com o cara que aparece aqui, logo de cara: Adoniran Barbosa. E antes da canção, elas ainda conversam sobre o fato que as aproximou:
6 – Roberto e Erasmo Carlos
Embora eu ame Erasmo e seja bem antipático ao Roberto, por suas posições sempre muito conservadoras e tal, é inegável sua contribuição para a música brasileira, especialmente o pop-rock. Juntos desde a mais tenra juventude, foram nomes fundamentais na Jovem Guarda e são amigos até hoje. Põe mais de 60 anos aí… E, bom, Roberto fez um clássico pra Erasmo, que é bem emocionante, admitamos:
7 – Gal Costa e Maria Bethânia
Sempre se especulou que elas são, na verdade, rivais. Começaram praticamente juntas, fundaram a Tropicália, fizeram turnês com os Doces Bárbaros e duetos em diversas ocasiões em suas carreiras solos, mas há algo que só elas sabem que faz com que a amizade seja estremecida. Ficaram sem se falar entre 2002, quando houve a reunião dos Doces Bárbaros, e 2017, quando Bethânia falou sobre a amiga ao documentário “Meu Nome é Gal”. Em 2018, gravaram um novo dueto, “Minha Mãe”, no disco “A Pele do Futuro”, da Gal. Enfim, amigas.
8 – Cássia Eller e Nando Reis
É uma amizade que, infelizmente, durou poucos anos. Não deu tempo de durar mais porque Cássia morreu. Mas que rendeu coisas lindas como All Star, a música que Nando fez praticamente no dia seguinte ao primeiro encontro com Cássia – quando ele diz que apertava o 12 que é o seu andar, não via a hora de encontrá-la e continuar aquela conversa que não terminaram ontem e ficou pra hoje. Nando compôs canções que se eternizaram na voz de Cássia. Produziu seu Acústico MTV. Durou pouco, mas foi muito produtivo.
9 – Frejat e Cazuza
“Todo amor que houver nessa vida” é um exemplo do que essa dupla era capaz de fazer quando se juntava para compor. No documentário “Barão Vermelho – Porque a Gente é Assim”, lançado em 2017, fica evidente essa forte amizade entre Cazuza e Frejat, sendo o primeiro um senhor porra louca e o segundo um cara certinho.
10 – Pabllo Vittar e Urias
Falar de amizade atual? Essa aqui é coisa linda. Já passaram altos perrengues juntas, mas sempre estiveram ali, uma pra outra. Urias era a assistente pessoal de Pabllo e começava uma carreira de modelo, mas agora faz é cantar e taí as duas mandando benzão.
Grande parte dos artistas abordados nesta lista já teve episódios sobre discos seus no podcast Disco de Segunda. Ouça aqui!
Me siga nas redes sociais!
- Instagram: @morillo.carvalho
- Twitter: @morillocarvalho
- Face: @morillojornalista