Teatro: peça “O Cão de Kafka” está em cartaz de graça

Concebida e dirigida por Marcya Harco e protagonizada por Paulo Drumond, a peça da Cia. Lúdica de São Paulo tem duas versões: uma linear, pelo YouTube, e outra interativa, inédita

“O Cão de Kafka” foi inspirada na obra “Investigações de Um Cão”, de Franz Kafka. O conto, escrito em 1922 e lançado em 1931, analisa o dia a dia de um cachorro e a forma como ele se compara aos seres humanos. É considerada um ensaio para a mente humana.

Na encenação da Cia. Lúdica, o personagem principal, um cão, encenado pelo experiente ator Paulo Drumond, conta para a plateia suas experiências marcantes, em épocas variadas da vida. O espetáculo propõe a possibilidade de entrar em devir entre o ator e o animal cão, performando mentalmente e reelaborando a sua poética em um processo de devir-animal, como um norte para o entendimento de si mesmo e do outro, seja animal, vegetal ou mineral.

Devir?

Devir é um conceito filosófico. Indica as mudanças pelas quais as coisas passam. O primeiro a falar sobre devir foi Heráclito, 500 anos antes de Cristo. Os maiores pensadores que vieram depois também abordaram o devir: Aristóteles, Platão… Aí Hegel já coloca o conceito de devir na dialética entre ser ou não ser – pois acreditava que tudo que existe é contraditório e está sujeito a desaparecer. Já os filósofos do final do século 20, Gilles Deleuze e Félix Guattari, deram um conceito que eu gosto bem mais: o de que o devir é o conteúdo próprio do desejo, de modo que desejar é passar por devires. Significa: à medida em que alguém se transforma, aquilo em que ele se transforma também muda. Tanto quanto ele próprio. E é esse o sentido de devir que eu acredito que esteja sendo tratado pelos atores aqui, já que esses dois filósofos (que criaram uma corrente chamada “Minoria”, na Filosofia) se baseavam, olha só, em Kafka, pra devanear! rs. Foda, né? Ok, não sei se ficou claro, mas eu tentei explicar da forma mais simplona possível.

Serviço

foto: Cia Lúdica / Divulgação


Me siga nas redes sociais!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s