Oliver Stone: EUA projetaram prisão de Lula

Diretor americano disse, no Festival de Cannes, que revelará essa trama em filme sobre Lula no ano que vem

E tem gente que acha normal que um presidente lamba o saco de Trump como o nosso fazia… Tem quem não se toque que os Estados Unidos patrulham o mundo – e ignore que a ditadura militar no Brasil foi, inclusive, um projeto com forte apoio e aparato estadunidense. Não sou eu, brasileiro e 0% a ver com isso quem estou falando agora que a prisão de Lula foi projeto do grande irmão: é Oliver Stone, diretor de 74 anos, que está em Cannes lançando seu filme sobre a morte de John Kennedy.

Pegaram Lula com a Lava Jato. Foi selvagem, uma história suja. É duro, é uma guerra em curso o que está acontecendo. A mentalidade no Ocidente agora é completamente anti-Rússia, anti-China, anti-Irã, anti-Cuba, anti-Venezuela. Não se pode falar nada de bom sobre eles. O que mais está na lista? No Brasil, Lula foi para a prisão, eles se livraram do Lula. Eles policiam o mundo”.

Oliver Stone, em Cannes

O diretor acusa dos Estados Unidos de censurarem sua obra, dizendo que foi financiada pela Inglaterra. Diz que a mídia estadunidense não fala sobre as evidências de que Kennedy sofreu um golpe de Estado, e que dirá que não há novidades em seu filme. “JFK Revisited” é o segundo que ele faz sobre o assassinato do líder. O primeiro foi “JFK: A Pergunta que Não Quer Calar”, há exatos 30 anos. Ganhou os Oscars de cinemografia e edição. Essa nova visita foi motivada pela edição de um livro de James Di Eugenio, publicado em 2018, após Trump (então presidente) levantar o sigilo de milhões de documentos e milhares de relatórios secretos sobre o caso.

Não se sabe ainda qual será o ponto de partida da obra de Stone sobre Lula. Mas, antes deste lançamento, previsto para o primeiro semestre do ano que vem, fique de olho na agenda da cineasta brasileira Mariana Vitarelli Alessi, que está em pleno lançamento de “Lula lá: de fora pra dentro”, documentário realizado ao longo de 16 anos, e que atravessa os governos do líder petista, sua postura nos governos Dilma e o passo a passo do golpe, que resultou em sua prisão e na eleição do coiso.

Faça o que precisa ser feito, Stone!

Embora desponte nas pesquisas eleitorais como favorito para voltar à presidência ano que vem, não se pode subestimar o poder de fogo de quem chegou ao poder. O Brasil acaba de receber um agente da CIA, que teve encontros fora de agenda com líderes das FFAA. Estranhamente, logo em seguida, o coiso teve uma ziquizira e foi parar no hospital – bem quando seu vice foi pra África. Ainda assim, parcela da população fala que nada mudou em relação ao que pensam sobre a prisão de Lula. Que, desde o início de sua prisão, dizia que desmascararia Moro e sairia inocentado pela Justiça. Desmascarou. Saiu.

Então podemos dizer que aguardamos com certa ansiedade por fatos novos, que comprovem essa tese de que a prisão do petista foi uma grande armação. Faça o favor!

foto: Ricardo Stuckert / Instituto Lula


Me siga nas redes sociais!

Deixe uma resposta