Ícone do site Drops Culturais

Biblioteca Demonstrativa tem Mary del Priore, Walcyr Carrasco e Aka Poeta

Famosos intelectuais participam de atividades ao longo deste mês. Amanhã tem mesa com Mary Del Priore. Todas as atrações são online, por causa da pandemia.

Levou séculos para que a Biblioteca Demonstrativa de Brasília reabrisse. Chegamos até a celebrar o aniversário de um ano da placa de reabertura, e nada. Daí veio a pandemia, e ela reabriu – em 19 de janeiro deste ano, após seis anos fechada. E em grande estilo: conta, agora, com uma programação que mantém o local em atividade, tirando aquele ar austero das bibliotecas. Esse conjunto de ações se chama BDB Cultural, e pra julho uma série de intelectuais participarão das atividades. Amanhã (07), por exemplo, tem a mesa “Mulheres empoderadas”, às 21h. O papel histórico das mulheres no Brasil e a formação da identidade feminina no país é o tema do debate, que contará com a participação da historiadora best-seller Mary Del Priore e da professora da UnB Maria Filomena Pinto da Costa Coelho, especialista no medievo. Elas serão entrevistadas pela psicóloga e escritora Adriana Kortlandt.

Já mais pro final do mês, dia 25, em homenagem ao Dia Nacional do Escritor, será a vez da mesa “A literatura como o laboratório do futuro”. Será às 17h, com as seguintes participações: o jovem escritor Aka Poeta, celebridade do Instagram que criou uma estética própria para transformar a rede social em seu principal veículo de publicação; a autora Letícia Wierzchowski, de sucessos como o livro A casa das sete mulheres; e a escritora Deborah Dornellas, ganhadora do Prêmio Casa de Las Américas e finalista do Prêmio São Paulo de Literatura em 2019.

Dia do Curupira

Celebrado no próximo dia 17, às 17h, o Dia do Curupira terá uma mesa sobre o folclore nacional com a presença do dramaturgo e escritor Walcyr Carrasco, autor de séries e novelas na TV Globo, mas também um grande pesquisador do folclore nacional. Na mesa com ele, o escritor, professor e pesquisador da literatura de cordel e do folclore brasileiro, Marco Haurélio. Ele atuou como consultor e autor dos cordéis da telenovela Velho Chico, da Rede Globo.

Programação

Foto: Roberto Castro/Ministério do Turismo


Me siga nas redes sociais!

Sair da versão mobile