Famosos intelectuais participam de atividades ao longo deste mês. Amanhã tem mesa com Mary Del Priore. Todas as atrações são online, por causa da pandemia.
Levou séculos para que a Biblioteca Demonstrativa de Brasília reabrisse. Chegamos até a celebrar o aniversário de um ano da placa de reabertura, e nada. Daí veio a pandemia, e ela reabriu – em 19 de janeiro deste ano, após seis anos fechada. E em grande estilo: conta, agora, com uma programação que mantém o local em atividade, tirando aquele ar austero das bibliotecas. Esse conjunto de ações se chama BDB Cultural, e pra julho uma série de intelectuais participarão das atividades. Amanhã (07), por exemplo, tem a mesa “Mulheres empoderadas”, às 21h. O papel histórico das mulheres no Brasil e a formação da identidade feminina no país é o tema do debate, que contará com a participação da historiadora best-seller Mary Del Priore e da professora da UnB Maria Filomena Pinto da Costa Coelho, especialista no medievo. Elas serão entrevistadas pela psicóloga e escritora Adriana Kortlandt.
Já mais pro final do mês, dia 25, em homenagem ao Dia Nacional do Escritor, será a vez da mesa “A literatura como o laboratório do futuro”. Será às 17h, com as seguintes participações: o jovem escritor Aka Poeta, celebridade do Instagram que criou uma estética própria para transformar a rede social em seu principal veículo de publicação; a autora Letícia Wierzchowski, de sucessos como o livro A casa das sete mulheres; e a escritora Deborah Dornellas, ganhadora do Prêmio Casa de Las Américas e finalista do Prêmio São Paulo de Literatura em 2019.
Dia do Curupira
Celebrado no próximo dia 17, às 17h, o Dia do Curupira terá uma mesa sobre o folclore nacional com a presença do dramaturgo e escritor Walcyr Carrasco, autor de séries e novelas na TV Globo, mas também um grande pesquisador do folclore nacional. Na mesa com ele, o escritor, professor e pesquisador da literatura de cordel e do folclore brasileiro, Marco Haurélio. Ele atuou como consultor e autor dos cordéis da telenovela Velho Chico, da Rede Globo.
Programação
- 07/07, 21h = “Mulheres Empoderadas” recebe a mesa “As mulheres e a História” com a participação da historiadora e escritora Mary Del Priore e da professora da UnB e também escritora Maria Filomena Pinto da Costa Coelho. A mediação é de Adriana Kortlandt.
- 08/07, 21h = Mesa por ocasião do quarto centenário do nascimento de Jean de La Fontaine, poeta e fabulista francês. Autor das fábulas, “A Lebre e a Tartaruga”, o “Lobo e o Cordeiro”, entre outras. Com a participação das professoras Margarida Patriota, Sara Rabelo e do pesquisador Lemuel Gandara.
- 09/07, 21h = “Cine BDB” de julho recebe o longa de terror nacional O despertar do Tietê (2020), de Paulo Camargo, com entrevista exclusiva com o diretor.
- 11/07, 17h = Apresentação teatral da companhia Pilombetagem com o espetáculo infantil “Benedito e o Boi pintadinho”.
- 12/07, 19h = “Oficina Empatia e Escrita Criativa” com a professora Rayanne Portugal. A atividade, exclusiva para inscritos, continua no dia 13, no mesmo horário.
- 15/07, 21h = “Quinta Sonora” recebe a banda Aparte.
- 17/07, 17h = Mesa por ocasião do Dia do Curupira, abordando a perspectiva do folclore brasileiro e de suas releituras com o dramaturgo e escritor Walcyr Carrasco e com o escritor, professor e pesquisador da literatura de cordel e do folclore brasileiro, Marco Haurélio.
- 18/07, 17h = Contação de Histórias com a escritora Andrea Viviana Taubmann, autora do livro Não me toca, seu boboca, que aborda o abuso sexual de maneira inteligente e acessível.
- 19/07, 19h = Oficina de artesanato “Contando histórias com brinquedos de papel” com o professor Gustavo Magalhães. A atividade é exclusiva para inscritos e continua nos dias 20 e 21, no mesmo horário.
- 22/07, 21h = Mesa por ocasião do Dia Mundial do Cérebro com os neurologistas e escritores, Dr. Leandro Teles (autor de, entre outros,“Os desafios do Cérebro”) e Dr. Ricardo Teixeira (“Prezado Doc! – a Improvável Conversa Entre Um Médico e Um Humorista”)
- 23/07, 21h = BDB é Show recebe o Trio Lobita, para o show “Na Marola”, que mistura samba e choro.
- 25/07, 17h = Mesa por ocasião do Dia Nacional do Escritor recebe AkaPoeta (O livro dos ressignificados), Letícia Wierzchowski (A casa das sete mulheres) e Deborah Dornellas (Por cima do mar) para um conversa sobre o ofício e suas adaptações na modernidade.
- 30/07, 21h = Mesa “A ficção e a realidade do tráfico de pessoas” volta as atenções ao tema do Dia Mundial Contra o Tráfico de Pessoas com a presença das escritoras Cristiane Krumenauer, Lúcia Aeberhardt e Ironita Mota, além do policial rodoviário Marco Antônio Pampolha Gomes.
Foto: Roberto Castro/Ministério do Turismo
Me siga nas redes sociais!
- Instagram: @morillo.carvalho
- Twitter: @morillocarvalho
- Face: @morillojornalista