Biblioteca Demonstrativa tem Mary del Priore, Walcyr Carrasco e Aka Poeta

Famosos intelectuais participam de atividades ao longo deste mês. Amanhã tem mesa com Mary Del Priore. Todas as atrações são online, por causa da pandemia.

Levou séculos para que a Biblioteca Demonstrativa de Brasília reabrisse. Chegamos até a celebrar o aniversário de um ano da placa de reabertura, e nada. Daí veio a pandemia, e ela reabriu – em 19 de janeiro deste ano, após seis anos fechada. E em grande estilo: conta, agora, com uma programação que mantém o local em atividade, tirando aquele ar austero das bibliotecas. Esse conjunto de ações se chama BDB Cultural, e pra julho uma série de intelectuais participarão das atividades. Amanhã (07), por exemplo, tem a mesa “Mulheres empoderadas”, às 21h. O papel histórico das mulheres no Brasil e a formação da identidade feminina no país é o tema do debate, que contará com a participação da historiadora best-seller Mary Del Priore e da professora da UnB Maria Filomena Pinto da Costa Coelho, especialista no medievo. Elas serão entrevistadas pela psicóloga e escritora Adriana Kortlandt.

Já mais pro final do mês, dia 25, em homenagem ao Dia Nacional do Escritor, será a vez da mesa “A literatura como o laboratório do futuro”. Será às 17h, com as seguintes participações: o jovem escritor Aka Poeta, celebridade do Instagram que criou uma estética própria para transformar a rede social em seu principal veículo de publicação; a autora Letícia Wierzchowski, de sucessos como o livro A casa das sete mulheres; e a escritora Deborah Dornellas, ganhadora do Prêmio Casa de Las Américas e finalista do Prêmio São Paulo de Literatura em 2019.

Dia do Curupira

Celebrado no próximo dia 17, às 17h, o Dia do Curupira terá uma mesa sobre o folclore nacional com a presença do dramaturgo e escritor Walcyr Carrasco, autor de séries e novelas na TV Globo, mas também um grande pesquisador do folclore nacional. Na mesa com ele, o escritor, professor e pesquisador da literatura de cordel e do folclore brasileiro, Marco Haurélio. Ele atuou como consultor e autor dos cordéis da telenovela Velho Chico, da Rede Globo.

Programação
  • 07/07, 21h = “Mulheres Empoderadas” recebe a mesa “As mulheres e a História” com a participação da historiadora e escritora Mary Del Priore e da professora da UnB e também escritora Maria Filomena Pinto da Costa Coelho. A mediação é de Adriana Kortlandt.
  • 08/07, 21h = Mesa por ocasião do quarto centenário do nascimento de Jean de La Fontaine, poeta e fabulista francês. Autor das fábulas, “A Lebre e a Tartaruga”, o “Lobo e o Cordeiro”, entre outras. Com a participação das professoras Margarida Patriota, Sara Rabelo e do pesquisador Lemuel Gandara.
  • 09/07, 21h = “Cine BDB” de julho recebe o longa de terror nacional O despertar do Tietê (2020), de Paulo Camargo, com entrevista exclusiva com o diretor.
  • 11/07, 17h = Apresentação teatral da companhia Pilombetagem com o espetáculo infantil “Benedito e o Boi pintadinho”.
  • 12/07, 19h = “Oficina Empatia e Escrita Criativa” com a professora Rayanne Portugal. A atividade, exclusiva para inscritos, continua no dia 13, no mesmo horário.
  • 15/07, 21h = “Quinta Sonora” recebe a banda Aparte.
  • 17/07, 17h = Mesa por ocasião do Dia do Curupira, abordando a perspectiva do folclore brasileiro e de suas releituras com o dramaturgo e escritor Walcyr Carrasco e com o escritor, professor e pesquisador da literatura de cordel e do folclore brasileiro, Marco Haurélio.
  • 18/07, 17h = Contação de Histórias com a escritora Andrea Viviana Taubmann, autora do livro Não me toca, seu boboca, que aborda o abuso sexual de maneira inteligente e acessível.
  • 19/07, 19h = Oficina de artesanato “Contando histórias com brinquedos de papel” com o professor Gustavo Magalhães. A atividade é exclusiva para inscritos e continua nos dias 20 e 21, no mesmo horário.
  • 22/07, 21h = Mesa por ocasião do Dia Mundial do Cérebro com os neurologistas e escritores, Dr. Leandro Teles (autor de, entre outros,“Os desafios do Cérebro”) e Dr. Ricardo Teixeira (“Prezado Doc! – a Improvável Conversa Entre Um Médico e Um Humorista”)
  • 23/07, 21h = BDB é Show recebe o Trio Lobita, para o show “Na Marola”, que mistura samba e choro.
  • 25/07, 17h = Mesa por ocasião do Dia Nacional do Escritor recebe AkaPoeta (O livro dos ressignificados), Letícia Wierzchowski (A casa das sete mulheres) e Deborah Dornellas (Por cima do mar) para um conversa sobre o ofício e suas adaptações na modernidade.
  • 30/07, 21h = Mesa “A ficção e a realidade do tráfico de pessoas” volta as atenções ao tema do Dia Mundial Contra o Tráfico de Pessoas com a presença das escritoras Cristiane Krumenauer, Lúcia Aeberhardt e Ironita Mota, além do policial rodoviário Marco Antônio Pampolha Gomes.

Foto: Roberto Castro/Ministério do Turismo


Me siga nas redes sociais!

Deixe uma resposta