Athos Bulcão, 103 anos: Fundação lança exposição digital e documentário

Artista viveu 50 anos em Brasília, deixando legado imenso, como os paineis azulejados dos pilotis do Plano Piloto, no Congresso Nacional e Aeroporto, e o painel de cubos na lateral do Teatro Nacional

Se estivesse vivo, Athos Bulcão faria 103 anos amanhã (2). É um dos artistas plásticos mais importantes do país e provavelmente é o mais importante de Brasília. E para celebrar a data, a fundação que leva seu nome preparou uma programação especial: exposição digital, documentário e promoção de azulejos na loja da Fundação, cuja renda é crucial para a manutenção da instituição.

Nossa luta, além de preservar o legado do artista, é garantir o devido reconhecimento de Athos na história da arte brasileira. O documentário da Malu De Martino, tem sua importância nesse sentido, de dar o devido apreço à genialidade do nosso artista e mostrar o quanto ele influenciou toda uma geração”

Valéria Cabral, secretária executiva da Fundação.
Programação

Todas as atividades serão on-line. Amanhã (2) entra em cartaz, no Google Arts and Culture, uma exposição com 61 obras de Athos em Brasília. Também nesta sexta-feira, entra no ar no canal do Youtube da Fundação o episódio da série documental “Tela sobre Tinta” (de Malu de Martino), que retrata a trajetória e o legado de Athos Bulcão – e fica no ar apenas até o domingo (4). No vídeo há uma entrevista feita pela diretora com o artista em 1998.

A série é de cinco episódios. Cada um dura 30 minutos. Além de Athos Bulcão, Anna Bella Geiger, Luiz Aquila, Celeida Tostes e Farnese de Andrade são os protagonistas dos demais. “Tela sobre Tinta” também apresenta depoimentos que ajudam na composição do perfil deste elenco, trazendo nomes como Marcus Lontra, Lauro Cavalcanti, Olivio Tavares de Araújo, Fernando Cocchiarale e Luiz Pizarro.

Aproveite!

Link do documentário: https://bit.ly/tela-sobre-tinta-athos

Exposição Google Arts & Culture: https://g.co/arts/ffumhVcXfJBEHzkb9

Loja da Fundação Athos Bulcão: aberta de segunda a sexta, das 10h às 16h; e aos sábados, das 10h às 15h.Vendas on-line: www.fundathos.org.br/lojafundathos (tem desconto neste período!)

imagem: Câmara dos Deputados


Me siga nas redes sociais!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s