Ícone do site Drops Culturais

Como você quer estar aos 60? Eu quero estar que nem esses 216: lendo!

Eles investiram o tempo que ganharam em casa, na pandemia, em leitura. Hoje, lançam ebook com resultado do processo.

Uma iniciativa do Observatório do Livro, lançada no começo do ano passado, foi genial: eles pegaram 1352 pessoas acima dos 60 anos (que me recuso a chamar de idosos porque estou em mais da metade do caminho e me sinto adolescente) e criaram Clubes de Leitura. Desses, 216 recriaram o final do livro “O menino que sonhava de olhos abertos”, desafiados pelo autor, Galeno Amorim.

São, portanto, 216 finais diferentes, tanto escritos como desenhados, para mostrar como serão, as cidades em que moram no futuro, para seus netos e bisnetos.

Live

Este resultado será conhecido hoje, em uma live com sarau, contação de histórias, leitura dramática e painel sobre o papel da leitura entre pessoas mais velhas. Além, óbvio, da apresentação do ebook com os finais.

“A leitura transforma: quem lê não envelhece sozinho” é o tema da live, que contará com convidados como a freira, escritora e tradutora, vencedora dos prêmios Jabuti e Casa de las Américas, Maria Valéria Rezende. Ela se descobriu autora já na maturidade. Também participará a professora de neurobiologia geral na pós-graduação de Neurociência aplicada à Educação e coautora de uma coleção de livros didáticos, Giulia Marinho.

A leitura literária pode funcionar como um santo remédio para o cérebro humano e mesmo para lidar com problemas como a ansiedade e a depressão e outras questões emocionais, principalmente em tempos de isolamento social”

Galeno Amorim, presidente do Observatório do Livro.
O Projeto

O projeto Clube de Leitura 6.0 já dura um ano e meio e está em 26 cidades paulistas, onde implantou 119 clubes. Mediadores de leitura, biblioterapeutas e voluntários fizeram deste trabalho um antídoto para as mazelas do isolamento social.

Serviço

Live: Lançamento do eBook “O menino que sonhava de olhos abertos” e sarau
Data e hora: Hoje, às 16h
Local: Facebook e Youtube do Observatório do Livro

Sair da versão mobile