É lei no DF: projetos culturais tem que garantir acessibilidade

Legislação foi publicada na última semana de maio no Diário Oficial do DF. A determinação é: projetos culturais com verba do GDF devem garantir acesso a pessoas com deficiência visual.

A medida vale para qualquer categoria de financiamento público pelo governo local, como teatro, cinema e capacitação – e este último é o caso do projeto Território Criativo.

A iniciativa já segue a nova lei e oferece cursos de formação e qualificação em acessibilidade. Também se propõe a amenizar as dificuldades de acesso à formação, criando condições de acesso à pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

Outro exemplo de garantia de acessibilidade é que as lives do projeto são realizadas com intérpretes de libras e todas as postagens da página fazem uso do recurso #pracegover.

A acessibilidade não deve ser um ‘anexo’ das ações culturais, e sim fazer parte de um todo. Estima-se que 4,8% da população do DF possui algum tipo de deficiência, e quando defendemos que a cultura e a arte devem ser apreciadas por todas as pessoas, precisamos pensar que muitas vezes elas não têm esse direito garantido devido à falta de acessibilidade aos bens culturais produzidos em todo o DF”

Cássia Lemos, coordenadora do Território Criativo

Anderson Tabuh, professor do curso de Acessibilidade Cultural, fala sobre a necessidade de reflexão sobre o tema com uma visão mais crítica e informada.

“Vinte e quatro por cento da população brasileira tem alguma dificuldade física, sensorial ou intelectual. São pessoas com impedimento visual ou auditivo, enfim, de qualquer tipo. Mas isso não representa a deficiência. Ela surge quando a pessoa que tem um impedimento entra em contato com uma barreira. E a barreira está fora do corpo dessa pessoa. Então, é necessário mudar esse pensamento, porque ele abre a possibilidade de culpabilizar a pessoa pela deficiência, quando o problema, na verdade, reside fora dela. Essa mudança de pensamento pode facilitar a relação com pessoas, instituições e projetos de toda categoria”.

Quer acompanhar? O instagram deles é o @territoriocriativodf. O site é o http://territoriocriativo.com.br/


Me siga nas redes sociais!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s