Ícone do site Drops Culturais

A lista de cantores e equivalentes atuais, só que os corretos

Viralizou uma thread em que o autor fez um exercício de apresentar quem seriam os artistas atuais equivalentes aos nossos consagrados da MPB e rock brazuca. Rolou de comparar Juliette à Elis e Manu Gavassi à Rita Lee. Resolvi colocar as coisas nos seus devidos lugares

Então. A lista do moço despertou um bando de reações, tais como considerar que ele deveria ser preso por causa dessa comparação entre Elis e Manu. Eu poderia adotar a linha pacifista e dizer que “pelo amor de Deus, gente, ele tá brincando”, mas amigão, DIFÍCIL TE DEFENDER DESSE JEITO. Bom, a thread tá aqui e em seguida, apresento as equivalências corretas.

Caetano Veloso

O equivalente atual a ele não é Tiago Iorc, como disse o amigão aí. É o Silva, gente. Nem precisa entender muuito de Caetano pra ver. Timbres parecidos, estilão, performance, um é “sem lenço, sem documento”, outro é “no seu lençol”:

Maria Bethânia

Bethânia é potência, é vozeirão, é presença. Bethânia, atualmente, é uma só: Liniker.

Gal Costa

Gal é agudos, é cabelos, é potência vibrando alto, é suave e intensa. Gal, hoje, seria Tulipa Ruiz:

Novos Baianos

Eles são… baianos! Não necessariamente de nascimento, mas de ligação. Então os Novos Baianos, hoje, são… As Baías!

Ney Matogrosso

O Ney é incrível, maravilhoso, e é: voz, agudos, pouca roupa e performance. E rebolado, e androginia. Ou seja, é Jaloo:

Baby do Brasil

Incrível, passa o recado, mesmo com extensão vocal curtinha: cabe todo o recado a ser dado neste espaço de voz, com delicadeza e acidez. É Duda Beat, ó:

Rita Lee

Tem que ser muito à frente do nosso tempo pra ser Rita Lee. Não pode ser Manu Gavassi – e não há ofensa nenhuma a ela, ela faz música DO NOSSO tempo. E Rita Lee é única, portanto, precisa ter duas equivalências atuais: Karina Buhr…

E Alice Caymmi:

Carmen Miranda

Ela é, acima das características vocais, icônica. Ela já chama a atenção e deixa claro a quê veio antes mesmo de abrir a boca e entoar as primeiras notas. É música e é montação. Equivalente atual, só Gaby Amarantos:

Lulu Santos

Lulu rasga o verbo pra falar de amor em muitas e diversas formas. Tem voz pop, e já que o moço disse: “gays”, então taí uma boa equivalência: Johnny Hooker.

Os Mutantes

Psicodelia, liberdade, vozes masculina e feminina misturadas, nítida e notória amizade… É o atual Joe Silhueta:

Blitz

Banda cujo show é impossível ficar parado. Já foi num do Francisco, El Hombre? Eu já, e é desse jeito (só que com letras bem mais politizadonas, o que torna ainda mais legal):

E a Elis Regina?

Mano, por favor. Não. Embora vários dos já citados aqui também não mereçam equivalências, tem coisa que não se faz nem de brincadeira. Juliette é uma linda, voz delícia, fada sensata, politizada, incrível. Mas pelo amor: Elis não.

Sair da versão mobile