Friends reunion - Divulgação

Spoiler: Friends Reunion, eu vi. E vale cada segundo dos 103 minutos do episódio

Sim, eles voltaram. Sim, pra variar eles nos surpreenderam. E sim, fã da série: assistir é obrigatório e emocionante

A HBO Max ainda não chegou ao Brasil. É nela que estava marcada, para hoje, a estreia do episódio de reunião de Friends, 17 anos após o fim do melhor seriado do mundo.

Sim, melhor seriado do mundo a despeito de tudo o que sabemos hoje sobre machismo, homofobia e preconceitos afins. Revisionismo que considera os valores contemporâneos de uma sociedade, sem que se leve em conta a moral aceitável da época, tende a ser inócuo. Os autores resumiram o espírito de um tempo e, ainda hoje, se assitida, a série permanece atual. Voltanto à melhor série de todas…

Não temos ainda HBO Max, mas vivemos no Brasil. Se é verdade que a pirataria digital causa prejuízos e mais transtornos para os produtores audiovisuais, também é certo que não dá pra voltarmos aos anos 90 para ficarmos à reboque da boa vontade da HBO e aguardarmos meses e meses para assistirmos à série. Chegou em meu Whatsapp um link, abri, assisti. Legendada, já.

E é um lindo episódio. Como é lindo este episódio…

Primeiro: não, não é um novo episódio de reencontro de Phoebe, Ross, Chandler, Monica, Rachel e Joey. É o reencontro de Lisa Kudrow, David Schwimmer, Matt LeBlanc, Couteney Cox, Mattew Perry e Jennifer Aniston. Um reencontro real de seis atores e atrizes que interpretaram um grupo de melhores amigos por 10 anos. E, como era de se esperar, tornaram-se melhores amigos por 10 anos.

Revelações

Eram todos bem jovens quando deram vida aos nossos queridos amigos – estavam todos na faixa dos 20 aos 30 anos. E, como era de se esperar, teve crush no elenco. E quem acompanhou a história toda, foi exatamente o casal cujo final foi o mais aguardado de todos: Jennifer e David.

Na verdade, a velha história da vida imitando a arte ocorreu até mesmo nos impecilhos para que o romance rolasse de fato: eles se apaixonaram, mas estavam o tempo todo em outros relacionamentos. Nas palavras deles, canalizaram a paixão para seus personagens. Deu certo… A despeito da futilidade de Rachel e da nerdice de Ross, era notória a química. E aquele final dos dois, depois de Rach acabar tumultuando um embarque com Pheebs ao telefone, berrando que a falange do avião estava quebrada, é daquelas cenas que me fazem gargalhar a qualquer momento – basta que me venha à memória.

Romance inesperado

Os autores, David Crane e Marta Kauffman, participam do episódio de reencontro. Eles revelam que queriam que o casal Monica e Chandler vivesse apenas um peguinha. Mas a claque (ou plateia, não sei exatamente quem acompanhava) vibrou tanto, mas tanto, quando eles interpretaram a fatídica cena em que Ross entra no quarto à procura de algo e Mônica estava escondida no edredom, com Chandler, que eles viram que essa história poderia dar caldo.

Bom, deu caldo demais, né? Dois filhos, mais um final de história que foi coisa linda, enfim.

Janice

A genial atriz Maggie Wheeler, que dá vida a Janice na série (e seu incrível bordão ooh… my… Good, com voz fanho-anasalada), se junta ao sofá de reunião dos amigos, em determinado momento. Vários outros atores importantes da série também aparecem.

Prepare-se para as lágrimas

Quem tem um vínculo emocional com Friends (pelo menos a minha geração – tenho 36 anos) precisa estar preparado para este episódio: são inevitáveis as lágrimas. A proposta de dar ao encontro uma forte carga de realidade, no qual os atores se reencontram com parceiros de cena e o próprio set, com dinâmicas que repetem cenas do sitcom, tornam fácil a formação daquela bola de golfe no meio da garganta. É lindo.

Um comentário sobre “Spoiler: Friends Reunion, eu vi. E vale cada segundo dos 103 minutos do episódio

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s