Dumbo: assista com dublagem brasileira de 1941

Aproveitando a onda de relançamentos da Disney (esse ano tem Dumbo, O Rei Leão e Alladin), um troço legal aqui que descobri… No canal de um usuário do Youtube, um jeito muito especial de assistir à quarta animação de Walt Disney: ele masterizou o áudio de uma fita VHS com a dublagem original com o filme em HD

Dumbo é daquelas animações que marcaram a infância de todo mundo, especialmente nascidos nas décadas de redublagens – caso dos anos 70 e dos anos 90, ou seja, basicamente todos os adultos vivos e ainda não idosos do Brasil. O quarto longa de animação da Walt Disney foi lançado em plena 2ª Guerra Mundial, e a dublagem brasileira de 1941 era considerada praticamente perdida.

Daí este cara genial, chamado Marquinhos Tortosa, que nunca vi mas sempre amei, remasterizou o áudio de um VHS com essa dublagem dos anos 40, depois tacou as imagens do filme em HD, mixou as duas coisas e temos essa lindeza aqui:

Brigado, Marquinhos! Cê é foda!

Além dessa primeira dublagem, segundo a Dublapédia, Dumbo teve outras duas, uma em 1986, outra em 1998 – é essa última a que está nas versões atuais, em imagem em HD ou full HD. Nessas últimas dublagens, as vozes de Selma Lopes e Antonio Drummond se repetem, respectivamente, como a da Matriarca e a do Diretor do Circo. Logo, a primeiríssima dublagem é toda com vozes que as últimas gerações desconhecem. Fora que o estilo narrativo e de locução é bem datado – o que o torna mais charmoso ainda.

  • diz a Wikipédia que Dumbo foi feito para recuperar as perdas financeiras de Fantasia. Que é um dos filmes mais curtos produzidos pela Disney. E que foi dirigido por Ben Sharpsteen, produzido por Walt Disney e escrito por Otto Englander, Joe Grant e Dick Huemer.
    (e isso foi só um tico de Cultura Inútil, porque cultura never is too much)