Chaves: #todosama

foto: Edvill, no Flickr

foto: Edvill, no Flickr

Tão certo quanto dois é dois são quatro é que se você tem entre 25 e 35 anos, você dançou É o Tchan, passou muitas manhãs vendo desenho animado na Xuxa e assitiu a todos, ou quase todos, os episódios de Chaves. É fato, e contra fatos não há argumentos. O seriado, que é recorde em exibições no país, começou a ser veiculado no Brasil em 1982, enquanto que no México, o primeiro episódio foi ao ar há 40 anos.

O fato é que tem como não amar não. Chaves já foi objeto de estudo do então estudante de jornalismo Paulo Franco, que lançou, em seu trabalho de conclusão de curso, um livro reportagem chamado “Chaves: foi sem querer, querendo?”, em que se debruça a estudar o seriado como fenômeno de mídia de massa.

No livro, há trechos que revelam que o Chaves é a menina dos olhos do SBT – um episódio clássico foi quando Ana Maria Braga iria estrear na Globo, em 1999, no horário do almoço. À época, o SBT corria para se consolidar no segundo lugar de audiência e tentava conquistar a liderança. Só que não havia plano na casa para a estréia de Ana Maria, e a direção acreditava na bancarrota no horário. “Coloque o Chaves”, foi a determinação de Sílvio Santos, e o seriado ganhou a liderança nas duas semanas de estréia do Mais Você.

O fato é que “todos ama” o Chaves. E para festejar, algumas ações legais vem ocorrendo desde o mês passado. A primeira: a disponibilização de todos os 150 episódios dublados em português em um canal específico no Youtube. Eis o link. Não vou postar o vídeo, pois o Ecad pode vir querer me cobrar direitos autorais (oi?).

A segunda, que é a MAIS ENGRAÇADA: a Televisa, emissora mexicana original do Chaves, criou uma coreografia pra geral fazer lipdub, no meio da rua. Garanto risadas a este momento seu, se você dispor de quatro minutos para assistir à versão country-tosca de “Que bonita sua roupa”. Clica aqui. E depois, aqui, pra ver que a GALERA lá no México realmente aderiu à dancinha, em massa.

A terceira, mostra que se o negócio já tá bem ao estilo 2012, no balanço das horas tudo pode piorar (hehe). É que o próprio SBT resolveu lançar a sua dancinha tosca, agora com a versão de “Que bonita sua roupa” em samba. E em fevereiro último, pouquíssimo antes do carnaval, foi a vez dos brasileiros mostrarem seu gingado e dançarem no parque do Ibirapuera! Mas não achei um vídeo com a dancinha em si.

Viva el Chavo!

Anúncios

Um pensamento sobre “Chaves: #todosama

  1. Pingback: Musicoterapia: Pop-dance infundido melódico e rock « Drops Culturais

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s