Ensaio Clínico: Naiara Morena

Naiara Morena. foto: Gabriel Leite
Naiara Morena. foto: Gabriel Leite

“Ensaio clínico” é o nome da nova coluna do Drops, e estará aqui toda terça. O ensaio clínico é a fase em que os medicamentos estão sendo testados para serem produzidos em escala industrial. O objetivo desta coluna é apresentar trabalhos em ascenção, rumo à uma carreira internacional ou fora da região em que estão inseridos.

Hoje, quem está por aqui é Naiara Morena. Ninguém melhor para estrear esta coluna, já que a cantora está de malas prontas para a ponte aérea Brasília – Zoropa, que deve rolar dentro de breve, muito breve…

Europa pra começar bem 2012. O que deve rolar por lá?

Recebemos um convite para fazer alguns shows em Rotterdam, pra mostrar um pouco da música brasileira, então a gente resolveu fazer um “mexido” sabe? Quando vc pega de tudo e joga na panela? Rsss Então vai rolar Milton Nascimento, samba, xote, baião, choro, sertanejo de raiz, autorais, bossa nova… a mala tá cheia de coisa boa! [=)]

Aliás, 2012, dizem, é o fim do mundo. O que o ano novo representa pra você?
Mais um ano de muito trabalho! [=)] E, se tiver que acabar, pelo menos acaba comigo fazendo o que eu gosto ne? Só alegria!!!

Li uma frase sua uma vez: “o brasiliense parece que nasce com 90 anos”, sobre a proibição de música ao vivo nas casas noturnas da cidade. Ainda assim, vale a pena investir numa carreira por aqui?
É difícil viu? Mas a ideia de “nascer com 90 anos” na verdade não tem nada a ver com tantos velhinhos gente boa que sabem ouvir e apreciar a boa música. Trata-se de ter a mente velha. O Brasil inteiro funciona com música ao vivo madrugada adentro mas aqui é o único lugar no país todo que tem a tal da lei do silêncio às 22h e AINDA sim o pessoal reclama do “barulho”, daí o nome do movimento “música não é barulho”. Mesmo assim ainda tem muita gente muito boa em Brasília e é triste essa nossa situação de “sem teto” quando se trata de locais para a cultura. Às vezes dá vontade de ir embora pro Rio, pra Bahia, enfim! O problema é que não dá pra simplesmente abandonar né? Eu nasci em Brasília! Me sinto até na obrigação de brigar por essa cultura que está escondida por aí…

Já vi você fazer muita coisa legal, como o festival no Conic. Nesse sentido, quais são os planos pra 2012?
O evento no Conic foi a “Parada Cultural”. Esses dias vi uma imagem em que um político estava na ponta de uma prancha estendida acima do abismo. Na outra ponta as pessoas estavam em cima dessa prancha. Acho q a ideia é essa mesmo… nós estamos no controle! Só que as pessoas não entendem isso! A Parada Cultural é uma ideia de colocar os artistas na rua mostrando que nós estamos aqui! A arte e a cultura de Brasília é forte! Mas, de novo: somos os sem teto da vez. Alguns problemas impediram que a I Parada Cultural tivesse maior repercussão, mas eu e a Luciana Pacheco (produtora cultural também responsável pela execução do evento) aprendemos bastante e estamos com vários planos para a II e talvez a III também, antes do fim de 2012.

2 comentários sobre “Ensaio Clínico: Naiara Morena

  1. Naiara Morena é uma força que a Brasília precusa conhecer melhor. O trabalho que ela vem desenvolvendo em prol da música ao vivo nas casas noturnas ainda vai dar muitos frutos. A tecnologia está aí para segurar o som nos ambientes sem incomodar os não afixionados.
    Parabéns pela iniciativa do Ensaio Clínico.
    Beijo Nai

  2. Naiara Morena é uma força que Brasília precisa conhecer melhor. O trabalho que ela vem desenvolvendo em prol da música ao vivo nas casas noturnas ainda vai dar muitos frutos. A tecnologia está aí para segurar o som nos ambientes sem incomodar os não afixionados.
    Parabéns pela iniciativa do Ensaio Clínico.
    Beijo Nai

Deixe uma resposta