Musicoterapia: hamburguer com caviar

Por Daniella Jinkings*

Você gosta de caviar com hambúrguer? Provavelmente, não. Mas, musicalmente, essa mistura é muito boa!  A união entre música clássica e rock não é nova, pois várias bandas famosas já tocaram com orquestras. Porém, você misturar Vivaldi e U2 é, definitivamente, algo diferente.  Quem faz isso muito bem é o violinista alemão David Garrett.

Esta semana, estava passeando com meu irmão pela Fnac e deparei-me com a apresentação do violinista em um telão. Posso dizer que apenas 15 minutos foram suficientes para eu ficar fã do cara.

O DVD Rock Symphonies é uma apresentação de Garrett , uma orquestra e uma banda de rock. Clássicos, como Walk This Way (Aerosmith), November Rain (Guns N’Roses) ou Live or Let Die (Beatles), ganharam uma nova roupagem. No entanto, o que é sensacional é tocar Verão (peça que faz parte das Quatro Estações de Vivaldi) com bateria e guitarras, além, é claro, do violino.

Fiquei tão fascinada, que fui atrás da vida e obra de Garrett na Internet. Apenas uma palavra: incrível. O violinista alemão começou a tocar ainda na infância. Durante a adolescência, já era conhecido e fez turnês pela Europa.  Graduou-se em musicologia e composição na Julliard School, em Nova York. Hoje, com apenas 30 anos, é um músico reconhecido e premiado. Sim, ele é muito jovem e lindo!

No Youtube há vários vídeos legais, como o Flash Mob que ele fez em Nova York, tocando Smooth Criminal, do Michael Jackson (clique aqui para assistir). Muuuiiitooo divertido, com direito a dançarinos de break.  Em outro vídeo sensacional ele mistura Vivaldi com a música Vertigo, do U2 (clique aqui para assistir).  “You have to be a world-class violinist in order to record a good crossover CD.”  (David Garrett).

Espero que gostem tanto quanto eu! Até a próxima semana!

______________________________________________________________________________________________

A Dani Jinkings escreve às quartas-feiras. Mas como o editor está no interior do Pará, a coluna dessa semana só saiu na quinta. A Dani é daquelas pessoas que quando gostam de uma coisa, gostam meesmo.

Deixe uma resposta