Musicoterapia: Música de viagem

foto: JaviC, no Flickr

foto: JaviC, no Flickr

Por Daniella Jinkings*

Julho é mês de férias. Não importa se vai viajar de carro, avião ou ônibus, o importante é ter uma boa música para relaxar até chegar ao seu destino. Por isso, arrume as malas e turbine seu MP3.  Nessas horas, recomendo o que chamo de “músicas de viagem”. Não conhece? Claro que sim. Não se trata de um gênero musical específico, são músicas de vários estilos como Folk, Country, Pop, Rock, música regional, entre outros.

Se você já assistiu ao filme Tudo Acontece em Elizabethtown provavelmente lembra-se da parte em que o personagem principal, vivido pelo Orlando Bloom, cruza os Estados Unidos pela Rota 66. Durante a viagem (que também  espero fazer um dia), ele ouve músicas maravilhosas, selecionadas pela personagem da Kirsten Dunst. Se quiser conhecer melhor, baixe a trilha sonora, vale a pena. Recomendo muito as músicas da Nancy Wilson (a ex-integrante da banda Heart e não a cantora de Jazz).

Desde pequena viajo muito com minha família. Conheci o Nordeste (praticamente todo) de carro. Eram dias e dias na estrada, curtindo a paisagem e ouvindo boas músicas (bateu um saudosismo). Devo meu gosto musical aos meus pais. Nessas viagens, conheci grandes músicos como Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Almir Sater, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Elba Ramalho, Alceu Valença, Roberto Carlos, Paralamas do Sucesso, Legião Urbana e muitos outros.

Nessas viagens também conheci muitos artistas internacionais, como os Carpenters (banda favorita da minha mãe), Johnny Rivers,  Elvis Prestley, Earth Wind and Fire, Michael Jackson… A lista é longa. Foram experiências maravilhosas e enriquecedoras. (=D).

Depois que cresci um pouco, comecei a ouvir outras coisas durante as viagens. Um dos gêneros que mais gosto é o Folk Music, que pode ser regional ou contemporâneo. Tem vários artistas que fazem músicas maravilhosas, como The Corrs (AMO), Bob Dylan e The Mamas and The Papas. Não me canso de ouvir.

Minha recomendação da semana chama-se Amos Lee. O repertório é excelente e mistura folk, rock e soul. A voz é incrível. Amos já esteve em turnê com Bob Dylan, Norah Jones, Elvis Costello, Adele e Dave Matthews Band. Se você não vai viajar este mês, não tem problema. As músicas de viagem são boas em qualquer momento, principalmente para relaxar em um domingo à tarde.

___________________________________________________________________________

*A Dani Jinkings é jornalista e tem um irmão que vai ser médico, formado pela UnB. Passou no vestibular ontem. Ela também é amiga do editor deste blog, e, portanto, uma pessoa querida.

Anúncios

Um pensamento sobre “Musicoterapia: Música de viagem

  1. Nossa, ouvir country e folk em roadtrip é bom demaaaais!! A gente até esquece que ainda faltam horas e horas para chegar.
    Adorei a matéria!! :)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s