Gustavo Dourado, presidente da ATL

Gustavo Dourado (verde), em Alfenas (MG), onde eu vivi por seis anos. foto: divulgação

“Crítica social, política, mídia, poder, corrupção, biografias, sátiras, ficção, mitologia, educação, conscientização popular, intertertextualidade, contemporaneidade etc”. Estes são os temas prediletos, prioritários e primários da obra do poeta, escritor e cordelista Gustavo Dourado, nas palavras dele próprio.

Pois o baiano de 51 anos, nascido em Ibititá e radicado há tempos aqui (é dono de título de cidadão honorário), é empossado hoje às 19h, presidente da Academia Taguatinguense de Letras. Em Taguatinga, ele também é cidadão honorário.

Gustavo Dourado participa ativamente da vida cultural da capital. Foi o autor da marchinha do Pacotão em 2008 (“Eles tão metendo a mão”) e escreveu o Cordel do Festival de Cinema de Brasília, para ficarmos apenas em dois exemplos.

Entrevistando-o para o meu trabalho final de graduação, em 2006 (em que eu criei uma revista eletrônica de cultura popular, inspirada neste blog, em seu domínio antigo no blogger), ele desabafou:

“Só para testar e guardar em meus registros, envio sempre meus textos e relises para os jornais e para a mídia eletrônica e nunca recebo resposta. Tenho a impressão que ninguém lê nas redações e parece que vira lixo eletrônico e lixo real, como os própios jornais depois de lidos, tornam-se material descartável. Descartar gente é uma coisa mais complicada do que descartar papel. Parece que é a sina dos poetas…Será?! Até quando o preconceito e o vil desrespeito?! Corre a boca pequena que os relises iriam direto para a lata de lixo de certas redações, ou para as lixeiras dos computadores. É preciso investigar os boatos…Falta jornalismo investigativo na cultura…”

Gustavo: eu concordo e a minha parte, está aqui, feita. Entrando na ordem inversa deste fluxo, os meus parabéns pela posse e pela contribuição com a vida cultural dessa cidade.

Quem quiser ir, é hoje, às 19h, na Praça do DI (Taguá), na CNA 02 lote 11, auditório do 5º andar. Mais sobre ele, bem aqui.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s