Embracine lamenta despedida

*Colabora Giovani Motta

Então. A Embracine divulgou, no final da tarde, uma nota, lamentando a saída do shopping CasaPark, único local em Brasília em que o grupo mantinha suas operações.

Ao longo desta tarde, li vários comentários no Twitter sobre o fato de que apenas há um mês os filmes de arte voltaram à sala – e é verdade, há algum tempo, o cinema havia virado circuitão mesmo. A nota é esclarecedora.

Embora este seja um fato lamentável para a cidade, a nota traz informações que colocam o grupo Embracine em um patamar de dignidade que eu vejo acontecer muito pouco: dá razão ao shopping, transparecendo todos os problemas pelos quais passaram para que tivessem de deixar a cidade.

Leia a nota na íntegra:

O Grupo Estação, tradicional circuito de cinema alternativo carioca, vinculou-se ao Fundo Cininvest FIP Cinema em janeiro de 2010. Pelo contrato, os administradores do Fundo assumiam dívidas pregressas da empresa e passariam a operacionalizar a gestão dos cinemas do grupo assim como de outros cinemas já incorporados ao Fundo, em Belo Horizonte e em Brasília.

Estes administradores não deram sequência ao seu compromisso assinado em contrato, não honrando as dívidas em curso. Em setembro do ano passado, na tentativa de recuperarmos uma história de 25 anos de trabalho e serviços prestados ao cinema pelo Grupo Estação, destituímos os administradores anteriores e retomamos – com todos os riscos envolvidos – as atividades dos cinemas.

Assim, em janeiro deste ano, nós, os idealizadores originais do Grupo Estação, voltamos à gestão das empresas, na qualidade de diretores, assumindo também a Embracine, empresa que já pertencia ao Fundo, com os seus respectivos cinemas.

Para nossa surpresa, nos deparamos com uma realidade em que os antigos administradores além de não cumprirem contratos assinados, ainda deixaram de pagar compromissos importantes, como aluguéis dos cinemas e seus encargos, entre outros, o que ocasionou processos de despejo, incluindo o do CasaPark.

Nossa única e principal preocupação foi a manutenção das atividades dos cinemas assim como a garantia de mais de 300 empregos diretos.

Nesta semana, após diversos recursos jurídicos, foi sentenciada a desocupação dos cinemas, revertendo-os ao seu proprietário original, o shopping CasaPark.

Nos últimos meses, a frente da administração da Embracine, além de pagarmos todos os aluguéis e encargos nas datas de vencimento, começamos a redirecionar a programação do Embracine CasaPark aproximando-a das diretrizes que sempre nortearam o Grupo Estação em seus 25 anos, como pode ser notado nas últimas semanas.

Além de lançarmos filmes independentes, o que não acontecia, também realizamos uma retrospectiva Eric Rohmer. Uma outra retrospectiva, desta vez de François Truffaut, já estava agendada para este mês, além do Festival Varilux que traria ao CasaPark a grande atriz francesa Catherine Deneuve, eventos que não mais poderão ser realizados em Brasília neste momento.

É preciso destacar que os proprietários do Shopping têm razão ao mover a ação de despejo contra a Embracine uma vez que esta, durante sua administração, não só não honrou seus compromissos de ordem financeira como também não procurou qualquer tipo de entendimento junto ao shopping.

É de nosso interesse ainda conseguir um acordo que permita a continuidade do cinema dentro dos padrões Estação reconhecidos em todo o país e que também atenda as expectativas dos proprietários do Shopping.  Somente assim, poderíamos concretizar nosso desejo e os pedidos do público, de chegar a Brasília com uma programação no nível que a capital do país merece.

No momento não temos alternativa a não ser interromper as atividades das salas, o que lamentamos profundamente.

Anúncios

2 pensamentos sobre “Embracine lamenta despedida

    • Honestamente, não sei. Se alguém tiver notícias, me avisem por favor. Eu creio que o novo empreendimento deva contratar esses profissionais…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s