Haring para vestir

buzão em NY com intervenção de Haring foto: t_a_i_s, no Flickr

Morillo Carvalho

Moda sempre foi algo para o qual eu caguei. E ainda cago. Não tenho o menor interesse por coleções e tendências, termos abundantemente usados por quem se interessa pelo assunto. O fato é que a moda também é considerada cultura pelo setor público – sim, haviam grupos temáticos de moda na segunda Conferência de Cultura, ocorrida entre 11 e 14 de março últimos, aqui em Brasília. Então tá. É que trata-se de um setor produtivo importante na chamada “economia da cultura”, que nos EUA é a segunda mais importante (e bem que poderia ser aqui também, dada a nossa potencialidade).

Mas estou falando isso porque tem horas em que a conexão moda e cultura fica mais clara pra mim. Tipo agora. A Zara (aquela loja de roupas que não sei se é americana, brasileira, etc, porque nunca entrei) acabou de lançar uma coleção de camisetas com estampas do Keith Haring. Sim, o ilustre artista-ícone da pop arte dos 80’s. E aí eu gostei. Camisetas legais são o tipo de coisa que eu gosto bastante (vocês já conhecem a @camiseteria? #ficadica).

A dica veio pelo twitter do DJ Raí, que tocou na minha Festa Estranha, ano passado. E são sensacionais, as t’shirts! Bom, sobre o Keith Haring: nascido na Pensilvânia em 1958, desde a infância o artista foi influenciado pelo criador da Pop Art, Andy Wahrol, o criador da “escola”, sobre quem está rolando uma mega exposição na Estação Pinacoteca de SP, como falamos aqui. Começou sua arte em grafites no metrô de NY, no início dos anos 80, e deslanchou. Morreu aos 31 anos, em 1990, em NY, vítima da Aids. Quanto a exposições sobre Keith, a última que me lembro, foi em 2003, no CCBB. Tenho o catálogo, mas não empresto de forma alguma.

Um comentário sobre “Haring para vestir

  1. Ficou muito bacana. Lembrando que ano passado a Zara lançou outra coleção e a Tommy Hilfiger lançou uma linha de tênis muito bacana em março passado.

Deixe uma resposta