Ícone do site Drops Culturais

O que falam as almas…

imagem: internet

Karla Lucena

Dizem que as mais lindas palavras são ditas não pela boca, mas pelo silêncio de um olhar. Há quem diga também que uma imagem vale muito mais que mil palavras. E outros que chegam a afirmar que a junção de letras em certos momentos se torna insuficiente para transmitir sentimentos. 

Apesar de também concordar em parte com as afirmações citadas, hoje vou sair em defesa das palavras. O motivo? Simples: para mim a alma fala e dita textos! Não pense você que essa constatação é apenas dessa “louca” que vos escreve…

“[…] As coisas tangíveis
tornam-se insensíveis
à palma da mão
Mas as coisas findas
muito mais que lindas,
essas ficarão.”
– Memória – Carlos Drummond de Andrade

“Triste, a escutar, pancada por pancada,
A sucessividade dos segundos,
Ouço, em sons subterrâneos, do Orbe oriundos
O choro da Energia abandonada! […]”
– O lamento das coisas – Augusto dos Anjos

“Esses que pensam que existem sinônimos,
desconfio que não sabem distinguir as diferentes nuanças de uma cor.”
– Sinônimos – Mario Quintana

Esses são apenas alguns exemplos de almas que falam. Eles não são filósofos, mas falam de vida, de cotidiano. Às vezes de uma forma tão complexa que chegam a ser tachados de incompreensíveis. Uma falta de entendimento explicada em determinados casos pela solidão em que vivem.

Costumam descrever como ninguém a beleza da natureza, a dor da perda de um amor eterno, o último respirar de uma vida. Eles conseguem falar quando o que mais se quer é calar. Escondem nas entrelinhas a sua raiva e gritam com suas mais bem colocadas interjeições.

São elaboradas palavras que não pedem significados, pois estão ai não para por um fim, mas sim um começo, não-linear, onde não cabem roteiros e muito menos fórmulas prontas. 

Esse texto é uma pequena homenagem a poesia e aos poetas, eternos em suas formas de ver a vida. Viva os sarais que sobrevivem em meio a esse turbilhão de coisas acontecendo tudo ao mesmo tempo agora! Um brinde a declamação em palavras de sentimentos, muitas vezes em carne viva, mas cheios de alma!

p.s: a UNESCO decidiu em 1999, proclamar o 21 de março como Dia Mundial da Poesia. No Brasil, o 14 de março foi instituído como Dia Nacional da Poesia. Fica aqui a nossa homenagem a esse gênero literário!

Sair da versão mobile