Os detalhes do Rei

foto: divulgação

Michel Medeiros 

Interatividade. Este é o forte da exposição “Roberto Carlos – 50 anos de música”. Aberta desde 6 de março na Oca do Parque Ibirapuera em São Paulo, além de retratar detalhes da vida do cantor mais popular da música brasileira, a mostra esbanja tecnologia. O programa é uma boa opção para quem passar pela capital paulista até 09 de maio.

Para os fãs do “Rei”, a exposição é uma oportunidade de estar mais próximo do ídolo. São centenas de objetos como roupas, troféus, presentes e carros usados por Roberto Carlos. Em nove telas de computador, é possível ouvir músicas de 90 discos, num total de 984 canções. Logo na entrada do prédio, o tão desejado Calhambeque azul – o original. Em um dos salões, uma das réplicas do automóvel está à disposição dos visitantes para fotos.

Porém, mais que observar, que tal fazer parte das comemorações deste cinquentenário? Esta é uma das propostas da curadoria. Além de conhecer um pouco mais da trajetória de Roberto, é possível registrar a admiração pelo artista ou, simplesmente, brincar de ser cantor. Entre as possibilidades, gravar um trecho da canção “Eu quero apenas” – aquela da frase, “eu quero ter um milhão de amigos…”.

E como a história do cantor começa no final da charmosa década de 50, que tal pegar “um broto” e curtir um filme na garupa de uma lambreta ou dar uns “amassos” nos bancos – que diga-se de passagem, devem ter sido pensados para esta finalidade – de algum dos carrões da época? A decoração faz parte das salas de projeção dos filmes de RC, tudo para que o visitante entre ainda mais no clima saudosista e aventureiro da época.

Mas de 1960 para cá, muita coisa mudou, e os embalos da Jovem Guarda deram espaço ao romantismo de Roberto Carlos. Para marcar a nova fase, que tal um passeio na proa de um transatlântico ou por um mar de rosas ao som das canções do “Rei”?

Apaixonante para uns, cafona para outros, ao longo dos último 50 anos Roberto Carlos conquistou um espaço no cenário musical de prestígio e respeito. Passear pela exposição que o homenageia é, sem dúvida, viver grandes emoções. E, embora a prática do senso comum não seja usual no jornalismo, peço licença aos teóricos para fazer uma afirmação: quase todo brasileiro já parafraseou Roberto Carlos ou teve embalado um romance por uma de suas canções.

Programe-se:
Exposição Roberto Carlos – 50 anos de música. Até 09 de maio na Oca do Parque Ibirapuera em São Paulo. Entrada: R$ 20 (inteira), maiores de 60 anos não pagam. Ingressos promocionais terças e quartas R$ 5.

Informações: www.rc50anos.com.br

Anúncios

3 pensamentos sobre “Os detalhes do Rei

  1. Pingback: Mais cinquentinha « Drops Culturais

  2. Pingback: Vida longa ao rei! « Drops Culturais

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s