Ícone do site Drops Culturais

Salada não é só alface!

Marcella acaba de chegar ao Drops, inaugurando uma nova categoria: os Macrobióticos. Não, não falaremos neste espaço de comida natureba (necessariamente), mas sobre a idéia da cura (do tédio, do ócio, do mal humor…) pelos alimentos. Delicie-se!
Porque alface é comida de tartaruga... foto: Portal Araxá.

Marcella Oliveira

Definitivamente, dieta e eventos sociais não combinam. As coisas poderiam ser mais fáceis para quem quer eliminar (perder não! Quem perde, acha) uns quilinhos, mas os restaurantes de Brasília não colaboram.

Comecei minha dieta há um mês e, desde então, minhas saídas são mais tortura do que divertimento. Já fui em creperia, pizzaria, restaurantes italianos… Enquanto meus companheiros saboreavam deliciosos crepes com filé, pizzas portuguesas ou um nhoques à bolonhesa, eu pedi a salada do cardápio.

Normalmente, os restaurantes têm apenas um ou dois tipos de salada e acham que colocar alface e tomate, sem tempero nenhum, já é uma salada. Acho um absurdo chamarem aquilo de salada e ainda cobrarem cerca de R$ 20. Ah gente, alguém fala pra eles que não somos vacas, que as saladas precisam ser incrementadas, senão não há quem agüente mais que um mês comendo isso.

Eis que sábado descobri uma exceção na cidade. Saí da minha casa, no Lago Norte, e fui até a 408 Sul, no famoso Unanimitá, do criativo Dudu Camargo. Não agüentava mais comer alface com tomate – nem em casa, nem na rua. E como sabia que lá é servida uma boa salada, andei os 14 km de onde moro até lá só para saborear algo gostoso e leve, pois meus últimos 25 dias tinham sido a base de alface + tomate. E recomendo.

A “salada do chef” de lá é divina. Jamais imaginei que fosse falar isso de uma salada, uma vez que ia contra os meus princípios pagar para comer alface na rua. Mas lá, eles sabem fazer. Tem alface e tomate também, mas, além disso, tem muçarela (sim, o certo é com ç) de búfala, tomate seco, agrião, rúcula, azeitona, queijo parmesão e presunto de Parma. Ah, o segredo está no tempero, à base de aceto balsâmico, muito bom.

Fiquei feliz de saborear algo bem gostoso e gastar o mesmo que muitos outros restaurantes cobram por um pé de alface e umas rodelinhas de tomate. A pequena sai a R$ 29 e uma pessoa come e sobra. Fica a dica. 

Continuarei a saga para encontrar boas saladas na rua. Por enquanto, a dica só vale para o Unanimitá. E lanço a campanha: onde comer uma salada boa em Brasília?

Take Our Poll

Serviço:
Unanimitá – 408 Sul
www.duducamargo.com.br

Sair da versão mobile