China 2008 – blindagem cultural, exemplo para o mundo

Luo Xiaoguang/Xinhua

Luo Xiaoguang/Xinhua

A memória da cultura ocidental vêm de Roma pra cá. De antes, temos relatos filosóficos, canônicos e conceituais que em nada despertam em nós o sentimento de nação. O Brasil mesmo luta para registrar suas manifestações como patrimônio imaterial, pois é difícil preservar – ainda mais em tempos de imediatismo e transformação da arte em produto – e, com valor de mercadoria, acaba na lata do lixo, quando fica inútil. Nesse sentido, os chineses dão um banho nesse mundo ocidental de que eles tanto almejam fazer parte, e com destaque.

Alexander Hassenstein/Bongarts/Getty Images

Alexander Hassenstein/Bongarts/Getty Images

A abertura dos Jogos Olímpicos de Pequim é uma mostra evidente disso. Cheios de elegância, os cerca de 4 bilhões de espectadores que viram ao espetáculo pela TV (pelo menos essa era a estimativa da organização dos Jogos), perceberam a blindagem cultural daquele país. Qual outro no mundo guarda 5 mil anos de uma cultura da qual se orgulha, capaz de despertar, ainda hoje, o sentimento de nação? Pólvora, papel, nanquim e aquarela, invenções chinesas que potencializaram a capacidade artística do planeta e que hoje, nas 4 horas (incansáveis) de apresentação foram reverenciadas pelos contemporâneos artistas que fizeram da abertura dos jogos um espetáculo à parte.

Adam Pretty/Getty Images

Adam Pretty/Getty Images

Resta-nos dá-los parabéns. Bom para que tentemos entender o quão valioso bem é a cultura para um país. Quem assistiu ao espetáculo, viu concertos de tambores, de pianos, apresentações de dança, balé e artes plásticas. A televisão virou uma instalação artística. Críticas aos malas sem alças das tv’s brasileiras que realizaram a transmissão e que não calavam a boca – porque é que ex-atleta e comentarista fala tanto, hein? Vão falar sobre o que sabem e deixem-nos ver a cerimônia em paz!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s