Não vi, mas gostei

Não faz o menor sentido, na minha cabeça, escrever sobre livros que não li. Mas vou subverter essa idéia, já que não gosto de idéias fixas, e falar de um romance que ainda não li, mas já gostei. A guerra de bastardos, segundo livro de Ana Paula Maia, despertou minha curiosidade desde que li, anteontem, a Bravo! deste mês. A escritora entrou numa onda que começou nos States e que parece ser bem bacana: a dos trailers de livros.
Quem assistiu aquele filme mega clichê, mamão-com-açúcar e tal, “O amor não tira férias“, sabe que a indústria de trailers em Holliwood é tão importante quanto a dos longas em si – quem não assistiu, não vai ficar no vácuo: a personagem de Cameron Diaz é diretora de uma megaprodutora de trailers, que ganha muito bem. Tá, essa indústria não é tão importante quanto a dos longas em si, mas é muito importante. É que traileres cumprem o papel do aperitivo no cinema.

Como é que não tiveram essa mesma idéia antes, só que para a literatura? Pois é, agora rola no Youtube o trailer do livro Snuff, de Chuck Palahniuk. E o do “A guerra dos bastardos”.

A matéria da Bravo! funcionou como um trailer para este texto. São os teasers da vida. As reportagens já cumpriam o papel de trailer literário. Agora, é sensacional ver o audiovisual sendo usado, aos poucos, para ocupar esse lugar. Certamente, vão divulgar melhor e despertar mais aquela vontade de ler. Se considerarmos a média ridícula de livros por ano que o brasileiro lê, então…

O trailer é sensacional. Ainda tem um videorrelease (release, pra quem não sabe, é um texto que serve de base para jornalistas – antes de ir às ruas fazer reportagens, eles usam este recurso), com Ana Paula falando sobre sua cria (pois dizem que livros são filhos). Certamente serei um dos compradores. Só que não vou opinar – lembra que só opino sobre o que leio? Não consegui subverter essa idéia fixa. Então opina você. O trailer tá na rede – basta clicar. Agora vamos ver se o livro corresponde à expectativa, né?

*A foto é um print que fiz no trailer.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s